Alguns compositores baianos
Batatinha
Aposentou-se pelo Diário de Notícias e morreu aos 72 anos, após gravar o último disco.O compositor e amigo Riachão, assim o definiu: "Uma cabeça cheia de cabelos brancos e cada fio uma nota musical".
(Salvador, 14 de Novembro de 1921) é um sambista do Brasil, um dos mais reconhecidos do país, ao lado de Nelson Sargento, Dona Ivone Lara e mais alguns outros da velha guarda.Aos 9 anos já cantava nas serenatas, nos aniversários ou nas batucadas com os amigos do bairro. Batucava em latas de água onde tamborilava seus sambas. A primeira composição veio aos 12 anos, um samba sem título que dizia: "Eu sei que sou moleque, eu sei, conheço o meu proceder/ Deixe o dia raiar que a minha turma, ela é boa para batucar".
Riachão teve várias das suas músicas interpretadas por cantores nacionais, uma das mais conhecidas foi "Vá Morar com o Diabo", cantada por Cássia Eller. Também é de sua autoria a famosa música "Cada Macaco no Seu Galho", escolhida por Caetano Velosoe Gilberto Gil para marcar seus retornos ao Brasil depois de exílio político durante o Regime militar no Brasil.
Nelson Rufino
Compositor e Cantor. Mudou-se para o Rio de Janeiro ainda menino e passou a freqüentar os blocos carnavalescos. Compositor requintado, suas melodias têm a levada baiana e suas letras encampam o universo carioca. Oriundo da Escola de Samba Filhos do Tororó, em 1965, compôs seu primeiro samba enredo "Portais da Bahia", com o qual a escola foi campeã. Sua primeira música gravada foi "Alerta mocidade", por Eliana Pittman, em 1970. Um ano depois, ganhou o primeiro festival de samba do Bloco Apaches do Tororó, com o samba "Blusão do ano passado". Na década de 90, aqui na Bahia, Nelson criou um movimento de samba chamado “Alerta Geral”, que saía às quintas-feiras de Carnaval. Desde então, este é o dia dedicado aos Blocos de Samba de Salvador (‘Quinta do Samba’), que depois daí multiplicaram-se nesta Capital. O compositor fundou o bloco ‘Amor e Paixão’ e tanto este como as outras agremiações, têm trazido grandes nomes do samba nacional para se apresentarem em seus desfiles. E atualmente ainda arrasta multidões pelo Brasil e por toda Salvador.


Nenhum comentário:
Postar um comentário